Anedotas

Uma menina de seis anos acompanhou á avô à barbaria.Enquanto o barbeiro fazia o seu trabalho,a miúda,sentada ali ao lado,comia um doce.
-Ainda vais ficar com pêlos no teu docinho !-disse-lhe o barbeiro.
-Eu sei.E também vou ter mamas
LOL

sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

Reflexão acerca do axioma de Bartlett


(O Axioma de Bartlett): o crescimento populacional e/ou o crescimento das taxas de consumo dos recursos não é sustentável.

Discussão: Mencionei este axioma de Albert A. Bartlett por ser a sua Primeira Lei da Sustentabilidade, que foi reproduzida literalmente (achei que seria impossível qualquer melhoria) .

O mundo viu a população humana crescer durante muitas décadas, pelo que este crescimento foi obviamente sustentado até ao presente. Como podemos ter a certeza de que este crescimento não poderá ser sustentado num futuro indefinido? Podemos usar uma simples aritmética para demonstrar que, mesmo se considerarmos pequenas taxas de crescimento, se esse crescimento for continuado, então a dimensão populacional e as taxas de consumo aumentam de uma forma absurda e claramente insuportável. Por exemplo: uma simples taxa de crescimento de 1% da população humana actual (inferior à actual taxa de crescimento) resultaria numa duplicação da população em cada 70 anos. Assim, em 2075 a Terra albergaria 13 mil milhões de humanos; em 2145, 26 mil milhões ; e assim por diante. Antes do ano 3050, haveria um ser humano por metro quadrado da superfície da Terra (incluindo as montanhas e os desertos).


Será que o nosso planeta conseguirá comportar, de forma sustentada, a taxa de crescimento actual?
Não, pois os recursos naturais esgotarão, haverá pouco espaço para tanta população, haverá escassez de alimento todos estes factores dificultarão a sustentabilidade no futuro próximo.
Que medidas tomar para contrariar tal situação?
As medidas que se devem implementar para contrariar o crescimento da população são os seguintes:
• Elevado uso de métodos contraceptivos .
• Utilização da esterilização .
• Reformas antinatalistas .
Já se imaginaram a ter um metro quadrado para viver ?Um espaço equivalente ao de uma dispensa
Já nos imaginámos a viver num metro quadrado e ia ser muito complicado, pois seria difícil gerir as nossas vidas.

Um comentário:

  1. De facto será muito complicado vivermos num planeta com o mesmo tamanho, muitas mais pessoas e consequentemente com muito menos espaço para o habitarmos.

    Não seria apenas difícil gerir as nossas vidas. Seria impossível vivermos as nossas vidas.

    ResponderExcluir